top of page

na trilha do naturalismo

A ideia da trilha é investir no modo como podemos aprender a olhar a biodiversidade com as práticas vindas da História Natural. Práticas essas de observação, registro, identificação, classificação e conservação de materiais biológicos). Como naturalistas conheciam o mundo e a biodiversidade?

A trilha aconteceu em novembro de 2024 no campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Batista de Barreiras. Cada participante da trilha, com uma prancheta, fez registros (às vezes mais guiados, outras não) enquanto andávamos pelo campus e pelo prédio dos laboratórios da UFOB. Durante a primeira parte da trilha, puderam coletar algum material biológico (planta, pedra, ou algo assim).
Na segunda parte da trilha fomos para dentro dos laboratórios, conhecendo as instalações, estudantes e docentes. Entre um laboratório e outro, a conversa era sobre o que significa (e significou pro mundo) o estudo da biodiversidade da forma como foi apresentada no lab.
Os projetos “Varal Zoológico” e Ciência e Prática” ficaram responsáveis por alguns momentos da trilha.

bottom of page