top of page
Buscar

05 de julho de 2022

  • Foto do escritor: natrilhadabiodiver
    natrilhadabiodiver
  • 29 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Projeto: Na trilha das abelhas: Polinizações da UEMG para a escola, da escola para a UEMG

Encontro de equipe 03

 

Participaram: Jullya, Ana, Lucas, Bebel, Maria Eduarda, Neilton, Victor

Local: minha casa

 

De início, eu apresentei a plataforma na qual faremos a trilha virtual (a ideia era começar a montar a trilha já, mas não deu certo).

Lucas e Ana apresentaram a proposta de trilha a ser feita. Começando pela Portaria, indo em direção ao Bloco 5, depois ao Recando, emendando na Quadra, Bloco 8, laboratório e finalizando no Arena. Ao mesmo tempo que a trilha foi sendo explicada, as pessoas foram colando uma série de sugestões e modificações possíveis.

Duas sugestões bem encaradas foi a possibilidade de colocar placas indicativas no trajeto e distribuição de um panfleto com mapa que as pessoas pudessem acompanhar durante a trilha.

Após a apresentação, eu sugeri um outro olha para a elaboração da trilha. Que deixássemos de falar tanto na trilha — e, principalmente, deixássemos de falar SOBRE as coisas/espécies/relações —, e começássemos a pensar em proporcionar uma experiência de trilha, com alguns pontos de conversa e que incentivássemos a fala A PARTIR DAs abelhas e outras espécies. Nessa sugestão, as placas e panfletos incentivariam conhecer a trilhar a partir dos sentidos (por exemplo: “que sons escuto?”; “quais plantas me chamam atenção?”; “por que não há muitos insetos nesse trecho?”; etc).

Olhando o esquema geral da trilha, também foi sugerida a redução dos pontos de parada, de forma a deixar o trajeto mais fluido e “solto”. Ficando os seguintes pontos:

1. Bloco 5

2. Recanto

3. Quadra

4. Bloco 8 (ninho ativo)

5. Laboratório

6. Teatro Arena

A ideia é que em cada um desses pontos a gente possa ter um momento de conversa e que, entre os pontos, o público fique um pouco mais solto. A gente pode, sim, ir dando umas dicas do que/como olhar entre os pontos.

Dividimos a equipe em dois grupos (que não lembro quais foram). Um ficou de pensar o que seria falado no Bloco 5 e as sinalizações até o Recanto. E o outro ficou de planejar o Recanto até a Quadra. (Enquanto os grupos conversaram e definiram algumas coisas que serão apresentadas no próximo encontro, eu fiz o almoço).

Almoçamos e fim.

Ah, duas coisas que aconteceram que não lembro a ordem:

1. Bebel contou que o Pedro (do sétimo período) está envolvido em um projeto com a Tati da botânica e vai nos ajudar a catalogar as espécies de plantas que precisarmos. Assim, nossa equipe ganha reforços (e a ideia é essa!). Tati havia me mandado mensagem também durante a semana.

2. Eu ganhei um presente LINDO da Duda. E isso precisa ser registrado SIM.


 

PRÓXIMOS ENCONTROS

 

12/07, 9h, Teatro Arena.

(Aqui tentaremos fechar a trilha e os pontos).

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Abril

Dia 1º, na França, se comemora o Poisson d’avril (“peixe de abril”, numa tradução literal), que é um dia para se fazer brincadeira e...

 
 
 
13 de março de 2025

A questão dos registros é importante, sempre foi. Tem uma questão sobre as políticas de arquivo ( https://periodicoscientificos.ufmt.br/o...

 
 
 
Mais um publicado!

Publicamos mais um artigo em uma revista científica sobre as experiências do "na trilha". Se trata do artigo: Um conto das éticas...

 
 
 

Comments


bottom of page