top of page
Buscar

13 de julho de 2023

  • Foto do escritor: natrilhadabiodiver
    natrilhadabiodiver
  • 29 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

"isso é sobre vivência..."

Boa tarde, gentes!

Como vocês estão?

 

Nosso grupo de whatsapp já está rolando, mas vou propor da gente manter o hábito de colocar os relatos aqui. Acredito que, ainda com todos os problemas do teams, essa é uma boa plataforma pra organizar textos, arquivos, links. Algo pra gente ter como repositório.

 

Hoje vou escrever dois relatos pra vocês. Mas, principalmente o segundo, espero que seja quase que comunitário, porque quero ler de vocês também.

Vamos!

 

1. 10/07 - o que veio antes

Na segunda-feira, 10/07, estivemos juntas: Laís, Maria Clara, Guilherme, Stella, Gabriela, Fabiana, Ana, Lorraine e eu.

A ideia do encontro era que a gente conseguisse se organizar para a trilha que seria/foi no dia seguinte (terça).

Foi um encontro menos gelado que o relato anterior conta.

Discutimos um tanto de ideias e chegamos à proposta-organização de trilha que deixo aqui embaixo como anexo. (Esse é aquele arquivo eu preparei nesse mesmo dia e que compartilhei no grupo de whatsapp nas famigeradas 1h47min da madrugada).

De tudo que me fica desse encontro: a alegria de estar com vocês nesse movimento de invenção-fazer.

Laís comentou comigo no dia seguinte (e eu compartilho), que essa movimentação foi uma das coisas que a levou ela à Educação: essa construção, feitura, agitação. Ou, em outras palavras, esse povo animado que somos.

Da mesma forma como uma pesquisa já é pesquisa desde o momento que inventamos perguntas, elaboramos métodos e suspiramos desesperados achando que nosso cronograma não vai dar certo (e não vai dar mesmo), assim também é a extensão.

Já no encontro, já no café, já no "boa noite, bão?", já nessas escritas estamos fazendo extensão -porque, sem tudo isso, a gente não teria como ter colocado 60 crianças pra correr na grama da uemg-.

[E aqui uma última coisa desse dia: Laís e eu somos bem amigos e temos uma sintonia caótica às vezes. Se a gente tiver sendo confuso em algum momento, podem alertar a gente, viu. Podem falar pra gente desacelerar, pra gente parar de rir-idiota e pra gente falar bobeira de uma forma mais organizada].

 

2. 11/07 - aquilo

E daí dia 11 (terça-feira) conseguimos a trilha que queríamos.

[O primeiro teste da trilha, aquele lá da semana de museus, a gente vai tratar como o episódio piloto de The Big Bang Theory: ignora, reconhece que não precisava e segue para o restante da história].

Na terça de manhã, Laís e eu encontramos com Lucas (discente da pedagogia-PIBID) pra passar a trilha com ele.

Daí 13h, fomos pra escola: Laís, eu, Thaís, Gabriela, Lucas e Lorena.

Conversamos com as três turmas. E isso foi muito massa. A turma da prof. Naiara tinha preparado uma "apresentação" daquilo que já tinham trabalhado sobre o tema de meio ambiente. As outras turmas não fizeram o mesmo. Mas, de qualquer forma, foi muito bom ir, conhecer o espaço, ouvir as crianças, perceber a empolgação.

13h30min, fomos todas pra UEMG.

Daí em diante é surto, correria, dedo no cu e gritaria.

Vou criar imagens aqui:

Teatro de Arena, três grupos, sol, balões, "que música eu coloco?" "ah, shakira, waka waka", lanche na geladeira do cemud, professora gritando "VOCÊ PRECISA APRENDER A PERDER", água, corrida na quadra, quebra-cabeça dos infernos, mais água, recanto, papel craft, "aqui ta cheio de coco vamos estender em outra sombra", recados urgentes de "MARIA JÚLIA EU GOSTO DE VOCÊ", banheiro, mais correria, estica pano no chão, ligação de whatsapp, ah guilherme chegou, queremos conhecer o cemud, marcos tira uma foto de todo mundo junto!, "nossa que suco gostoso", tem um menino perdido no bloco 5, "crianças sem correr pra não machucar", tem uma menina presa no banheiro, bolsinha perdida, "vamos tomar um café?".

É...

De tudo isso: que sabor!

Obrigado por estarem nessa empreitada comigo. Quando comecei esse rolê das trilhas no ano passado, eu não imaginava que ia movimentar tanta coisa em mim e fora de mim.

Tem uma expressão em um poema de uma poeta que gosto que é prefeita pra dizer disso: "uma aventura tremenda".

Espero que a gente se encontre pessoalmente pra poder conversar sobre essa trilha, pra poder levantar pontos positivos e negativos, pra poder sorrir um pro outro lembrando dessas coisas e pra poder querer mais.

Até lá, registrem nos comentários aquilo que chamou atenção de vocês na trilha. Enquanto a memória tá fresca. Pode ser coisas aleatórias ou já elaboradas. É mais pra gente ter como registro mesmo.

 

3. .../07 - o "e agora?"

A gente segue.

Apesar dos cansaços, a terça-feira continuou e depois a quarta e agora a quinta... seguimos.

Duas ideias estão ficando fortes para o próximo período: uma trilha sobre-com botânica; e uma trilha com-a partir de memórias da biodiversidade da UEMG.

Tem muita invenção a ser feita ainda. E, pelo que percebi na terça, temos um grupo ótimo pra dar conta disso.

[Ah, tem uma trilha +18 sendo prometida também]

Agora, também, precisamos não perder os registros. Vou deixar o link do onedrive pra TODO MUNDO colocar as fotos que tirou no dia. Sério, isso é muito importante. Se ficarem com preguiça de colocar no drive, podem me enviar no privado no whats (ou no grupo mesmo) que eu faço essa função.

 

4. Projeto não tem férias!

Mentira, tem sim.

Fiquem bem até 14/08.

Podem me enviar mensagens, mas se puderem evitar coisas de trabalho, eu agradeço.

 

Do mais, ficamos falando-brincando que a gente sobreviveu à trilha, à correria e ao final de período. Daí sempre lembro desse trechinho do Emicida que diz que "Se isso é sobre vivência, me resumir a sobrevivência é roubar o pouco de bom que vivi".

Muitas gentes já sabem como acho importante falar-operar-exercitar as vivências, mais que nos resumir às sobrevivências. E, de muitas formas, sei que é isso estamos fazendo aqui. Também por isso: obrigado.

Sigamos!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Abril

Dia 1º, na França, se comemora o Poisson d’avril (“peixe de abril”, numa tradução literal), que é um dia para se fazer brincadeira e...

 
 
 
13 de março de 2025

A questão dos registros é importante, sempre foi. Tem uma questão sobre as políticas de arquivo ( https://periodicoscientificos.ufmt.br/o...

 
 
 
Mais um publicado!

Publicamos mais um artigo em uma revista científica sobre as experiências do "na trilha". Se trata do artigo: Um conto das éticas...

 
 
 

Comments


bottom of page